Seja qual for o segmento de atuação de sua empresa, a internet esta revolucionando a forma como as relações negociais ocorrem. Hoje em dia é muito comum que as pessoas procurem por produtos e serviços na internet. Se sua empresa ainda não trabalha com a otimização de sites provavelmente ela não deverá estar listada nas primeiras posições dos resultados de busca, e consequentemente podemos dizer que você está com um grande problema.

Como fazer com que minha empresa esteja listada entre as primeiras no Google?

A estratégia utilizada para posicionar sua empresa à frente de seus concorrentes, na primeira página dos mecanismos de busca, é a otimização de sites ou SEO. Essa é uma estratégia extremamente complexa que exige o trabalho de profissionais qualificados e dedicados para o posicionamento de sua empresa. Esse trabalho de otimização de sites não é imediato, pode levar de 3 semanas a 6 meses de trabalho intenso. É um trabalho que exige paciência por parte do empresário, à medida que o investimento para a otimização de sites é feito mês a mês e o resultado leva algum tempo para aparecer. Uma dica importante é exigir do profissional que trabalha o SEO para sua empresa, relatórios mensais contendo a evolução da campanha para os termos selecionados. Dessa forma você consegue acompanhar a posição relativa de cada termo mês a mês e evita surpresas indesejadas.

Como é feita a otimização de sites?

A otimização de sites consiste basicamente de duas estratégias: “On Page” e “Off Page”. Iremos descrever um pouco mais sobre o que consiste cada uma delas para facilitar seu entendimento sobre a estratégia de SEO.

Otimização de sites “On Page”

A otimização “On Page” consiste em tornar a informação existente em sua página legível e organizada para os mecanismos de pesquisa. Lembrando que os mecanismos de busca funcionam com algoritmos e robôs, que escaneiam constantemente as páginas dos sites na internet buscando entender e organizar o conteúdo das mesmas. Quando um usuário digita uma determinada palavra-chave na barra de pesquisa, o buscador já tem toda a informação organizada e consegue retornar em milésimos de segundos os resultados mais relevantes para o usuário.

Para garantir que os mecanismos de busca consigam identificar as informações mais relevantes na sua página, você precisa informá-las através dos diferentes critérios utilizados pelos algoritmos, entre os principais:

  • Título e descrição do site
  • Tags de cabeçalho
  • Links internos e externos
  • Domínio e URLs Amigáveis
  • Imagens

Otimização de sites “Off Page”

As estratégias de otimização “Off Page” consistem em mostrar para os buscadores que seu site é uma referência para determinado assunto. Quando uma pessoa digita uma palavra-chave em uma barra de pesquisa, os mecanismos de busca já sabem qual resultado retornar. Basicamente eles fizeram a leitura prévia das informações nas páginas (SEO “on page”) e procuraram levantar as referências dessa página no ambiente da internet. Podemos comparar esse levantamento de referências, com o que fazemos quando queremos contratar uma pessoa para determinado serviço. Quanto maior o número e melhores as referências, maior a chance de contratarmos o candidato. Da mesma forma, o mecanismo de pesquisa irá verificar qual a relevância desse site para determinado assunto, ou seja, existem outros sites na rede recomendando-o? Qual a relevância e qualidade dessa recomendação?

Muitas são as formas de conseguir “links” para seu site, ou seja, recomendações. Conforme mencionamos anteriormente cada uma tem um peso diferente para a análise dos buscadores. Umas das melhores práticas é a geração de conteúdo significativo e único. A partir do momento que você disponibiliza informações relevantes sobre determinado assunto, pessoas se beneficiam dessa informação e lhe atribuem o mérito através da referência. Dessa forma você acaba tendo criado inúmeros links organicamente que servem como fortes referencias, e auxiliam os mecanismos de busca a determinar sua relevância para determinado assunto. Consequentemente seu site conseguirá uma melhor classificação nos resultados de busca, frente a sites que não possuem referencias como as suas.

Os beneficiados com a otimização de sites

O grande beneficiado com a forma de funcionamento dos mecanismos de busca é o usuário. Pois seguindo esses padrões de funcionamento, os mecanismos de busca irão classificar nas primeiras posições os sites mais relevantes para determinado termo da pesquisa.

Sabendo da possibilidade de otimização de sites, donos de empresas podem se beneficiar dos mecanismos de busca. Ao destacar-se de seus concorrentes nas primeiras posições dos resultados de busca, maior tráfego será gerado para seu site e consequentemente maiores as probabilidades de novos negócios.


terça-feira, 2 outubro - 2012
por


  1. Eduardo on terça-feira 2, 2012

    Mto bom. Parabens!!!

  2. Patricia on terça-feira 2, 2012

    Um mercado que está crescendo bastante em nosso país. Nos Estados Unidos já bem grande o mercado de SEO.


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