A linguagem de programação Dart, do Google, concebida como um rival da JavaScript, apareceu pela primeira vez na lista mensal das Top 50 linguagens mais populares.

Lançada no final de 2011, a Dart foi criada para ser uma linguagem de programação Web que resolve deficiências da JavaScript, como dificuldades em manter a estrutura quando um programa cresce além de uma simples aplicação web. O Dart apareceu na posição 43 no Tiobe Programming Community Index de outubro.

Esta lista, no entanto, deu ao Dart uma classificação de apenas 0,189%, com base nos cálculos do Tiobe. “O objetivo do Google é fazer a Dart substituir a JavaScript como a dominante no desenvolvimento para a web”, diz o relatório. Mas a organização questiona o quanto a linguagem pode crescer sem suportedos principais navegadores.

Um representante da Mozilla disse que a empresa não iria adicionar suporte para a Dart no Firefox. A Microsoft também não trabalha com a linguagem do Google no Internet Explorer. Na semana passada, a empresa revelou seu próprio projeto TypeScript, destinado a habilitar o JavaScript para o desenvolvimento de aplicações mais complexas. O TypeScript apresenta um subconjunto de recursos de JavaScript para tipagem estática, classes, e modularização.

O índice Tiobe é medida pela avaliação do número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos de programação, e fornecedores interessados ​​em uma determinada linguagem. Motores de busca como Google, Bing e Yahoo são examinados, juntamente com sites como Wikipedia e Amazon, no cálculo dos votos.

O líder deste mês foi a linguagem C, com classificação de 19,822%, seguido da Java, em 17,193%; Objective-C (9,477%), C++ (9,260%) e C# (6,530%).

Fonte: http://idgnow.uol.com.br


terça-feira, 9 outubro - 2012
por


  1. Deixe aqui o seu comentário.



0

Spam protection by WP Captcha-Free


Tweetar