Com a popularização dos smartphones, foi necessário dar maior atenção aos Sistemas Operacionais dos celulares. Enquanto os aparelhos apenas faziam ligações e enviavam SMS, eles não chamavam atenção pelos seus sistemas operacionais.

Entretanto, mesmo com toda essa evolução, ainda faltava alguma coisa nesse meio. Symbian, iOS, BlackBerryOS, são alguns dos sistemas operacionais existentes, e a Google decidiu entrar na briga lançando seu próprio sistema para celulares baseado no Linux. Então surgiu o Android, em 2008.

Desde então, o Android passou por várias atualizações, e hoje podemos encontrar o Sistema em aparelhos de várias marcas, e com preços a partir de R$254,00.

A primeira versão do sistema que realmente chegou nos smartphones, foi a 1.5, também chamada Cupcake. Sim, queridos, todas as versões do Android têm nomes de doces! O principal atrativo dessa versão era a possibilidade de enviar fotos para o Picasa e vídeos para o YouTube.

Todas as versões do Android possuem nomes de doces

Depois, tivemos o 1.6, ou Donut, que melhorou a galeria de fotos e vídeos e a função de busca por voz no Google. As versões 2.0 e 2.1 tiveram o mesmo nome, Éclair. Essa versão trouxe um novo aplicativo do Google Maps, suporte para HTML 5 e Bluetooth 2.1.

O Android 2.2 recebeu o nome de Froyo, e trouxe uma versão muito mais estável na performance do sistema. Introduziu as ferramentas de tethering via USB e hotspot. O navegador traz o mesmo motor JavaScript V8 presente no Chrome convencional. A partir dessa versão, é possível compartilhar a conexão 3G do celular, como um roteador.

Os aparelhos mais modernos trazem a versão 2.3, o Gingerbread, que suporta as resoluções de smartphones maiores. Em alguns países, não no Brasil, o sistema operacional interpreta NFC, uma tecnologia de transmissão de dados para pegar ônibus!

Para os tablets, a versão é a 3.0, ou Honeycomb, que traz a novidade do videochat, integrado ao Google Talk.

Versões do Android e a distribuição no mercado

Se você quer comparar o Android com o Sistema da Apple, o iOS, clique aqui e leia nosso artigo sobre essa disputa.

E se você tá afim de comprar ou trocar seu smartphone, pesquise bastante, pois existe um Android perfeito para você, pode ter certeza.

 

Fonte:

TechTudo

Tecnoblog


terça-feira, 5 julho - 2011
por


  1. Deixe aqui o seu comentário.



0

Spam protection by WP Captcha-Free


Tweetar