Mobile Marketing é o termo utilizado para estratégias de marketing feitas a partir de um dispositivo móvel, como SMS, MMS, Bluetooth, Mobile sites. Atualmente é uma tendência, e está em forte expansão, devido a popularização dos smartphones, e, claro, aos investimentos na tecnologia 3G e na baixa de preços das operadoras, que tornam o acesso por esses meios muito mais rápido e fácil.

No Brasil, essa estratégia ainda é pouco utilizada pelas empresas, mas, aquelas que usam, já estão aproveitando os ótimos resultados que as campanhas trazem. Afinal, a utilização do Mobile Marketing torna as campanhas muito mais dirigidas, mais pessoais, e passam a sensação de terem sido feitas sob medida.

Conheça algumas ferramentas do Mobile Marketing:

  • SMS: trata-se de uma comunicação direta e que só será enviada para quem autorizou o recebimento das mensagens. Pode ser utilizada de várias formas, seja para comunicar uma promoção de venda, oferecer descontos e muito mais.
  • Bluetooth: limitada a um espaço físico, essa estratégia tem baixo custo, mas encontra dificuldades, pois nem todas as pessoas mantêm seus dispositivos ativados o tempo todo. Para a empresa que conseguir incentivar as pessoas a ativarem sempre seu dispositivo, é uma oportunidade para apenas “mandar a mensagem no ar”, e aguardar o retorno.
  • Mobile website: indicado para a busca de informações rápidas, essa modalidade de site tem aumentado nos últimos meses. As empresas disponibilizam uma versão mobile do seu site, que deverá ser muito mais funcional que o site usual, e tende a crescer ainda mais com a popularização dos smartphones.
  • Ferramentas de geolocalização: essas ferramentas, como o Foursquare, Facebook Places e outros, permitem que os usuários compartilhem com empresas e outros usuários de redes sociais a sua localização. Assim, a empresa que disponibiliza essa ferramenta, dissemina seu nome e sua marca para milhares de pessoas.
  • Qrcode: essa tecnologia transforma um texto em uma imagem 2D, e tem muita eficácia em mídias impressas, pois aguça a curiosidade do consumidor e o direciona para a campanha. Visto que é preciso ter um programa de uma câmera para decifrar o código, então, essa ferramenta difunde-se entre aqueles que possuem um dispositivo móvel.
  • Aplicativos: uma tecnologia que agrega conteúdo ao dispositivo, como iPhone, é muito útil para estabelecer interação entre as marcas e as pessoas. A partir deles, é possível fazer transações bancárias, pedidos em restaurantes, jogar, e muito mais, através de um dispositivo móvel.

Alguns estudos já dizem que mensagens enviadas por SMS, por exemplo, são mais lidas do que o envio de e-mail marketing. Como no nosso país essa nova modalidade de marketing ainda está se desenvolvendo, cabe às empresas experimentarem, e difundirem a nova onda. E a nós, agências, estudarmos a fundo e oferecer muitas opções aos clientes.


sexta-feira, 4 março - 2011
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