Conforme eu havia prometido, vou falar agora sobre os benefícios que uma empresa tem ao estar nas mídias sociais.

Nós sabemos que o marketing evolui. Que os consumidores também evoluem. E hoje, o Marketing de Relacionamento está dominando as estratégias das empresas, seja qual for o seu tamanho. E com o avanço das tecnologias e, principalmente, a facilidade de se acessar a internet, as redes ganharam ainda mais vida.

O acesso a internet está fácil, e o sucesso dos smartphones tornou a nossa vida mais móvel. Portanto, as pessoas acessam, pesquisam, participam, compram, mandam e-mails de onde quer que elas estejam, a qualquer tempo. Estar onde o consumidor está é o necessário para alcançar o sucesso.

Partindo do ponto de que as redes sociais são 70% relacionamento e 30% propaganda, fica claro a que elas vieram. O perfil de uma empresa dentro do Twitter, por exemplo, visa relacionamento, e não apenas propaganda. Então, vou dar algumas dicas de como manter a sua empresa bem vista na Internet e nas mídias sociais.

Começando pelo Marketing de Conteúdo, a empresa deve produzir conteúdo útil e relevante com seus consumidores. Compartilhe artigos relacionados, notícias do mercado, notícias da sua cidade, e, eventualmente, compartilhe o lançamento de um produto, a chegada de uma novidade, uma promoção…a partir do relacionamento, as pessoas irão sempre acompanhar o perfil da sua empresa, e, consequentemente, verão as suas promoções.

Mas, não adianta seguir e adicionar todo mundo… É preciso definir o público-alvo, o público em potencial, quem realmente poderá consumir o que você oferece. Depois, planeje seu conteúdo, compartilhe informações úteis.

Então, é hora de divulgar sua empresa na rede. Crie um blog, twitter, facebook. Estude cada uma das mídias, e saiba ao certo que tipo de conteúdo compartilhar em cada uma delas. Cuidado com o Spam! Procure saber do que as pessoas estão falando e interaja com elas, e sempre responda as perguntas que surgirem.

E, claro, monitore os resultados. Mantenha o foco e o bom relacionamento com as pessoas. Quando receber uma crítica, uma reclamação de algum produto, corra e resolva. Afinal, o efeito viral existente nesse ambiente poderá gerar uma imagem negativa para a sua empresa.

Atente-se para os efeitos do online. Não se esqueça que as redes sociais são também uma ótima ferramenta para recrutar profissionais. O LinkedIn, por exemplo, é a mídia direcionada a isso. Mas em todas é possível encontrar as pessoas certas para sua empresa, bem como definir o perfil delas.

No final você verá que manter um perfil da sua empresa também trará receitas, melhorará o relacionamento com os clientes e deixará sua marca muito mais visível. Não fique para trás. Esteja onde seu consumidor está!


sexta-feira, 18 março - 2011
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