Os brasileiros são os mais conectados nas redes sociais. Devido a nossa cultura de compartilhamento, a nossa participação nas redes já é maior que países como Estados Unidos e Japão. E agora essas ferramentas estão sendo utilizadas pelas empresas para encontrar profissionais.

A matéria da Revista Você S/A desse mês trouxe algumas dicas de como se comportar de maneira positiva nas mídias sociais e até mesmo alavancar a sua carreira. E você pode conferir agora o resumo das atitudes que você deve tomar.

Não fuja do offline. O contato presencial com as pessoas que você conhece através das redes sociais de que participa é o ponto mais importante para fortalecer suas relações. As redes sociais hoje nos dão a oportunidade de conhecer pessoas importantes, que dificilmente conheceríamos se não fosse o mundo virtual. Entretanto, não é porque você se relaciona com alguém pelo Twitter que suas conversas não devem ultrapassar os 140 caracteres. As mídias sociais são apenas o primeiro passo para o seu networking.

Uma fonte de criatividade. Usar as redes sociais durante o horário de trabalho não é tão trágico assim. As empresas já reconhecem as ferramentas como um meio de aumentar a criatividade dos colaboradores, pois a partir delas nós temos acesso a vários cases, artigos e idéias muito interessantes. Para os líderes: saiba usar a rede a favor da empresa, incentivando a sua equipe a encontrar o que ela tem de melhor.

Familiarize-se com as redes. Ninguém é obrigado a gostar de redes sociais. Se você não se sente confortável nas mídias, melhor não entrar, pois certamente você não conseguirá aproveitar o que elas podem oferecer.

Pessoal e profissional andam juntos. É muito difícil separar o seu perfil pessoal do perfil profissional em uma rede social. Portanto, evite se expor em excesso, e busque sempre divulgar conteúdos relevantes que valorizem você como pessoa e como profissional.

Movimente suas redes. Procure sempre compartilhar algo interessante no seu perfil, busque assuntos do seu segmento e do segmento de interesse de outras pessoas também. Manter suas redes sempre ativas aumenta a procura pelo seu perfil e isso vai te ajudar mais do que imagina.

A Internet arquiva tudo. Tenha cuidado com o que posta por aí. É sempre possível buscar um histórico sobre seu passado na rede, e isso poderá te comprometer. Pense bem antes de postar.

Cuidado com as gafes. Não é em qualquer mídia que você pode sair dizendo qualquer coisa. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede mais corporativa. Nada de comentários sobre seus finais de semana! Saiba exatamente como as pessoas se comportam em cada rede para não dizer o que não devia.

Cuidado com quem você segue. Não é apenas seu perfil que diz sobre você. Quem você está seguindo diz o tipo de informação que você busca. Portanto, siga gente interessante, explore outras áreas e aumente seu conhecimento.

Prepare-se para as críticas. Nem sempre as coisas que você posta vão ter a repercussão que esperava. Quando receber alguma crítica, pense bem antes de dar uma resposta, pois isso poderá gerar uma imagem negativa de você. Agora, se você está seguro de seu conhecimento, inicie uma discussão inteligente, mantenha o alto nível e você poderá até mesmo beneficiar sua carreira.

O básico. Cuidado com o que diz sobre a empresa, sobre o chefe, sobre o colega, sobre o vizinho… Isso é básico nas redes sociais. Fofocas se espalham rapidamente nas redes, portanto, mantenha a etiqueta.

Essas foram algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso nas redes sociais. Mas lembre-se que a internet ajuda a moldar o profissional, e é sempre muito importante manter o foco, saber o que compartilhar e quem seguir. A quantidade de amigos não é importante, mas sim a qualidade das amizades que você mantém e os benefícios que elas proporcionam. Hoje vivemos mais online do que offline, e buscar referências de alguém na internet é inevitável.

Não apenas para profissionais: as empresas ganham muito com as redes sociais. A melhora do relacionamento com os clientes é apenas uma das muitas vantagens que uma empresa tem, e é o que vou mostrar pra vocês no meu próximo post. Aguardem…

Referências: Revista Você S/A, edição 153, março de 2011.


quarta-feira, 16 março - 2011
por



0

Spam protection by WP Captcha-Free


Tweetar