O nosso setor enfrenta um déficit de profissionais. Mesmo com os altos salários oferecidos pelas empresas – algumas chegam a pagar mais de R$ 10.000 para quem domina o Sistema SAP – e com o crescente aumento da demanda, está cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados, e que queiram seguir esse caminho.

Atualmente as empresas exigem muito conhecimento técnico, formação em tecnologia e vontade de aprender. A dificuldade é tanta que as empresas têm duas opções para encontrarem profissionais: treina-los ainda durante os estudos, ou roubar profissionais de outras empresas.

O setor de TI tem enfrentado um aumento significativo de demanda, tendo como principal causa o avanço das mídias, da internet e do interesse das empresas em desenvolver projetos que envolvem tecnologia da informação.

E nesse cenário os nossos mais de 500 mil trabalhadores do setor tornam-se poucos. Hoje, a previsão é de que esse número dobre. No mesmo barco, sentindo a falta de profissionais, estão os setores de Varejo, Mineração, Bancos, Construção, Consultorias e Auditorias.

Aqui na StudioA a falta de mão de obra especializada é um fator recorrente. Seja para atuar com design ou programação, os principais requisitos para o recrutamento de um profissional na agência são: autodidatismo, aptidão para trabalhos em equipe e o mínimo de conhecimento técnico com visão para a Web. Segundo Anderson Carvalho, Diretor Executivo e Gerente de Projetos da StudioA, este último requisito está no final da lista devido à falta de profissionais qualificados ser uma realidade na nossa região, obrigando assim a nossa equipe a treinar pessoas que tenham vontade em adquirir conhecimento, bastando apenas que se enquadrem no perfil da empresa.

Mas não é apenas o conhecimento técnico que está em jogo. Nosso setor é um dos mais dinâmicos, o que exige das pessoas muito jogo de cintura, competências comportamentais e constantes atualizações, pois as tecnologias mudam sem que a gente perceba.

Portanto, se você já pensou em seguir esse caminho, não tenha medo. As recompensas e chances de crescimento são enormes.

Fonte de idéias: Revista Você S/A de Fevereiro de 2011.


segunda-feira, 21 fevereiro - 2011
por


  1. Deixe aqui o seu comentário.



0

Spam protection by WP Captcha-Free


Tweetar