Primeiro para entender o que é JQUERY e para que serve temos que entender o que é JavaScript e para que serve.
Deixando claro que JavaScript é uma línguagem que roda no lado do Cliente, ou seja, no navegador por isso se torna muito essencial ao desenvolvimento de páginas dinâmicas.  JQUERY por sua vez é um framework que é desenvolvimento em JavaScript, ou seja, é um conjunto de classes com funções em JavaScript que facilitam o próprio uso do JavaScript.

O que é JavaScript?

JavaScript é uma linguagem de programação criada pela Netscape em 1995. Foi criada para atender a necessidade de interação com a página no lado cliente, tornando desnecessário o reenvio de informações para o servidor já que o tratamento dessas informações sendo feitas diretamente no navegador, o que torna a ação desejada muito rápida.
Podemos citar como principal exemplo a validação de formulários que pode ser feita no cliente sem ter que enviar os dados para o servidor para serem verificados .

A Principal vantagem do JavaScript, já citada acima,  é o fato de ser uma linguagem de programação que roda no lado do cliente (no navegador), tornando assim suas ações praticamente imediatas, sendo o conteúdo (página) online ou offline.

O JavaScript da visão técnica da coisa:

  • Tipagem dinâmica – tipos de variáveis não são definidos, seu conteúdo é que a define.  (a=1  ou  a=”1″);
  • É interpretada, ou seja, ela passa por um programa que a interpreta ANTES de enviar ao sistema operacional. Diferente do sistema de compilação, onde o resultado da compilação do código já é diretamente enviado ao sistema operacional;
  • Oferece bom suporte a expressões regulares. Expressões reguladoras são conjuntos de caracteres escritos em uma linguagem formal que é interpretada por um processador de expressões regulares. A função da expressão regular é separar ou identificar grupos de interesse. Exemplo:  ab* combina com a, ab, abb, abbb, abbbb… (pois o símbolo * combina o caracter precedente zero ou mais vezes)
  • Pode alterar dinâmicamente os estilos de elementos em páginas HTML (via CSS / DHTML);
  • Interage dinamicamente com documentos XML através do httpxmlrequest (utilizado na técnica AJAX);
  • Gera e manipula elementos em páginas HTML através da especificação W3C DOM (Modelo de Objetos de Documentos – é independente de plataforma e linguagem, onde pode-se dinamicamente alterar e editar a estrutura, conteúdo e estilo de um documento eletrônico).
  • É suportada por todos os navegadores atuais;

O uso de JavaScript em páginas XHTML, pelo padrão W3C, deve ser informado ao navegador da seguinte forma:

<script type=”text/javascript”>

alert(“Olá! Bem vindo!”);

</script>

Finalizando:  JavaScript é então uma linguagem de programação que tem como principal objetivo a manipulação dos elementos de uma página HTML. Muito útil, porém muito complexo em seu desenvolvimento.

Para maiores informações sobre JavaScript visite sua página nawikipedia.

O que é JQUERY?

Para começar vamos nomear corretamente, JQuery é um framework e não uma línguagem de programação. O principal objetivo desse framework (como todos os outros) é ajudar os desenvolvedores na produção do código, dando a eles o foco da lógica e facilitando quanto as ferramentas do desenvolvimento.

JQUERY reune uma quantidade enorme de funções que facilitam a vida de quem desenvolve em JavaScript. Funções essas que possuem também uma rica documentação online. O seu lema é escrever menos e fazer mais.

JQUERY facilita tanto a vida dos desenvolvedores que vale a pena fazer uma comparação em como um código se comporta no puro JavaScript e como ele se comporta no JQUERY. Para selecionar o conteúdo html de um elemento DIV buscando pelo seu atributo ID, teriamos a seguinte diferença:

JavaScript:
document.getElementById(“meuDiv”).innerHTML;
JQUERY:
$(“#meuDiv”).html();

Gostaria de lembrar que o JQUERY não é uma línguagem de programação e sim um framework por isso você terá que importar um arquivo para dentro do seu documento HTML (iremos tratar mais abaixo), já que o próprio JQUERY é desenvolvido em JavaScript, o JQUERY possui funções que irão facilitar o uso do JavaScript mas em momento nenhum você deixará de usar sua sintaxe ou lógica.

Para maiores informações sobre JQUERY visite sua página na wikipedia.

Na próxima página do Tutorial irei tratar passo-a-passo como adicionar JQUERY a suas páginas, além de exemplos e códigos para você ja começar a desenvolver em JQUERY. Por enquanto gostaria de deixar alguns exemplos do que é possível criar com JQUERY para ir abrindo o apetite. Clique aqui e explore!

Abraços e até logo!


segunda-feira, 30 março - 2009
por


  1. Rubens Lopes on segunda-feira 30, 2009

    muito bom.! Estou estudando pascal, mas já tenho uma base de java.! O bom desse poste é saber a vantagem de usar o javascript e aprender técnicas novas.! Muito bom.! Agora dá pra entender o porquê do java ser tão usado.!

  2. Bruno Porto on segunda-feira 30, 2009

    Mas não vamos confundir Java(Sun) com JavaScript(Netscape), afinal elas são linguagens diferentes com propósitos diferentes. Muito obrigado pelo comentário e fique atento ao tutorial prático de JQUERY que irei lançar em breve.

    Abraços.

  3. Donaldo Mitsunori Dagnone on segunda-feira 30, 2009

    Legal!


0

Spam protection by WP Captcha-Free


Tweetar